Bem-vindo à minha página particular. Você é a -ésima pessoa a visitar o site de

Estatística e Matemática Aplicadas ao Futebol

Quem sou eu?

Chance de Gol
Aparições na imprensa

Ranking Histórico Mundial de Clubes
Ranking Histórico Mundial de Clubes baseado em critérios matemáticos
Arquivo da Seleção Brasileira
Arquivo da Seleção Brasileira Feminina

Outros trabalhos estatísticos ligados a esportes


Quem sou eu?

Eu sou Marcelo Leme de Arruda, estatístico graduado e pós-graduado pela Universidade de São Paulo. Desde criança sou aficcionado por rankings, tabelas, fórmulas e outras maneiras de se quantificar o nível técnico de equipes de futebol e de competidores de esportes em geral.
A cronologia abaixo é não só um resumo histórico de minhas atividades nesse campo, mas também um pequeno sumário do conteúdo deste site:

1973 - Nasci, no dia 18 de março, em São Paulo.

1982 - A revista Istoé publica uma série de fascículos especiais sobre a Copa do Mundo. Dois desses fascículos fazem análises e projeções sobre cada um dos seis grupos da Copa do Mundo, o que pela primeira vez me chama a atenção ao problema de como inferir o resultado de jogos futuros.

1986 - O jornal Folha de São Paulo cria um índice (Índice Folha), baseado em dados como lançamentos corretos, faltas cometidas, etc. e o utiliza como parâmetro para apontar as seleções favoritas à classificação em cada fase da Copa do Mundo.
1986 - No dia seguinte à final da Copa do Mundo, a Folha de São Paulo usa um outro índice, também baseado em dados de scout, para montar a "Seleção da Copa".

1987 - Consultando, na biblioteca do colégio, edições antigas da revista Placar, encontro um encarte de 1985 ou 1986 sobre a Loteria Esportiva. Nesse encarte, eram apresentadas algumas fórmulas probabilísticas para que o apostador pudesse avaliar a chance de acertar os treze jogos.

1988 - A Folha de São Paulo divulga uma "Copa do Mundo Interclubes de Todos os Tempos", realizada com jogos simulados em computadores especialmente preparados com os dados dos maiores times de todos os tempos. A final dessa Copa foi disputada entre o Bayern München de Franz Beckenbauer e o Ajax de Johann Cruyff.

1989 - A revista Placar dava notas (no estilo da Bola de Prata) aos jogadores da Seleção Brasileira comandada por Sebastião Lazaroni. Depois de dois amistosos em que a revista deixou de publicar as notas, eu "ressucito" os índices usados pela Folha de S.P. em 1986 e crio mais um índice para que eu mesmo pudesse avaliar os jogadores.

1990 - Às vésperas da Copa do Mundo, a imprensa divulga o resultado de uma "Copa do Mundo virtual", com jogos simulados em computadores especialmente preparados e programados com os dados das 24 seleções, da mesma forma que a "Copa do Mundo Interclubes de Todos os Tempos" de 1988. Essas simulações "previram" uma final (cujo resultado jamais foi divulgado) entre Itália e Holanda. Essa "Copa do Mundo virtual" me trouxe à lembrança a "Copa Interclubes" de 1988, os índices da Folha de 1986, o índice que eu criei em 1989 e as teorias probabilísticas da Placar de 1985/1986. Tudo isso desembocou na primeira tentativa concreta (embora muito rudimentar) de prever resultados de futebol.
1990 - No dia da rodada decisiva da primeira fase do Campeonato Brasileiro, a Folha de São Paulo publica uma análise das chances de cada uma das equipes se classificar à fase final da competição.

1991 - Construo minha primeira aplicação prática das ciências exatas ao futebol: um programa em linguagem Pascal que monta tabelas para campeonatos com até 100 equipes jogando todas contra todas.

1992 - Embalada pelo tricampeonato mundial conquistado por Ayrton Senna no ano anterior, a Folha de São Paulo publica um Ranking Histórico dos Pilotos de Fórmula 1. Motivado por esse e por um ranking semelhante publicado na revista Quatro Rodas, elaboro o meu Ranking de Fórmula 1 de Todos os Tempos.

1994 - A revista Superinteressante publica, dentro de uma matéria sobre "a ciência da Copa do Mundo", um artigo sobre as chances do Brasil atingir as diversas fases da competição, o qual "ressucita" o meu interesse nesse tipo de assunto.
1994 - Entre as várias tentativas de inferir o desenrolar da Copa do Mundo, construo outro programa em linguagem Pascal, um simulador de partidas (muito rudimentar, é verdade), semelhante ao jogo Escrete, da Grow.

1995 - Concluo o curso de Estatística, pela USP, graduando-me Bacharel. No último dia de aula, conversando com um professor, tomo conhecimento de um artigo publicado em uma revista norte-americana sobre probabilidade aplicada a jogos de hóquei, o que serve como impulso definitivo para que eu me dedicasse à pesquisa nesse campo.

1996 - Motivado pela disparada do Palmeiras no Campeonato Paulista construo, em linguagem Pascal, o programa Análise de Equiíbrio, que pretende quantificar a contribuição de cada equipe ao (des)equilíbrio de uma competição.

1996/1997 - Com a introdução da Internet, descubro inúmeros artigos sobre rankings e teorias de probabilidade aplicada ao futebol. Esses artigos acabam levando à construção do meu primeiro modelo com base teórica formal, destinado a quantificação do nível técnico das equipes e ao cálculo de chances de vitória, empate e derrota para partidas isoladas.

1997 - Inicio o Mestrado em Estatística.

1998 - Torno-me membro da RSSSF, onde publico meu primeiro Ranking Histórico Mundial de Clubes.

1999 - Surge o site "Brasileirão 1999", com a análise estatística (chances de vitória, empate, derrota, classificação e rebaixamento) de todas as três divisões do Campeonato Brasileiro.
1999 - A primeira de várias
aparições na imprensa, falando sobre o "Brasileirão 1999" e sobre meu arquivo de jogos da Seleção Brasileira.
1999 - Quatro pilotos (David Coulthard, Eddie Irvine, Heinz-Harald Frentzen e Mika Hakkinen) chegam à penúltima corrida da temporada com chances de conquistarem o título mundial de Fórmula 1 e o site Brasileirão 1999 abre uma seção especial dedicada às probabilidades de cada piloto sagrar-se campeão.

2000 - Após o fim do Campeonato Brasileiro, o "Brasileirão 1999" passa a se chamar "Chance de Gol".
2000 - Recebo o título de Mestre em Estatística, defendendo a tese "Poisson, Bayes, Futebol e DeFinetti", cujo embrião foi o modelo que construí em 1996/1997 e cujo "filho" mais famoso é exatamente o site
Chance de Gol.
2000 - Junto com outros membros brasileiros da RSSSF, fundo a
RSSSF Brasil, da qual fui co-presidente até 2008.
2000 - Por ocasião dos Jogos Olímpicos, construo na RSSSF Brasil o
arquivo de jogos da Seleção Brasileira feminina.

2001 - Introduzo, no Chance de Gol, o Ranking Chance de Gol de Clubes Brasileiros e o Ranking Chance de Gol de Seleções, ambos também fruto de minha tese de mestrado.
2001 - Finalizo a elaboração do primeiro
Ranking Histórico Mundial de Clubes baseado em critérios matemáticos.

2006 - Introduzo, no Chance de Gol, o Ranking Chance de Gol Internacional de Clubes, confeccionado nos mesmos moldes dos demais rankings Chance de Gol.
2006 - Motivado pela edição especial da revista Placar "Times dos Sonhos", desenvolvo um método matemático para "somar" pesquisas realizadas em £pocas distintas e chegar a uma seleção "absoluta" de todos os tempos.
2006 - Crio na RSSSF Brasil o
arquivo de jogos da Seleção Brasileira restritiva, em separado do arquivo da Seleção Brasileira principal.

2007 - Inicio o Doutorado em Estatística.

2008 - Formulo e demonstro um "teorema"/método matricial que permite a construção de tabelas de campeeonatos para qualquer número de times que se enfrentem todos contra todos.
2008 - A partir de matéria publicada na revista Mundo Estranho e de informaçoes que eu já vinha armazenando, monto o mais abrangente ranking mundial de torcidas de que se tenha conhecimento.

2009 - Introduzo, no Chance de Gol, seção dedicada às Probabilidades de Título na Fórmula 1, calculadas por procedimentos similares aos empregados nos campeonatos de futebol.
2009 - Criação do Canal Oficial do Chance de Gol no YouTube.

2009 - Criação do Twitter Oficial do Chance de Gol.

2012 - Concluo o Doutorado em Estatística.

2013 - Criação da página oficial do Chance de Gol no Facebook.

2014 - Inicio o Pós-Doutorado em Estatística.

2015 - Concluo o Pós-Doutorado em Estatística, apresentando um artigo sobre probabilidade aplicada a futebol, ainda a ser publicado.


Última Atualização: 07/11/2015

(C) Copyright Marcelo Leme de Arruda 2002/2015