Ranking de Todos os Tempos da Fórmula 1
(atualizado até a temporada 2013)

Além das pesquisas aplicadas ao futebol, eu também elaborei, em 1992, um ranking histórico dos pilotos de Fórmula 1, atualizado anualmente ao final da temporada.

POSIÇÃO PILOTO PONTOS ÉPOCA
2013 2012 de a
1 1 Michael Schumacher (Ale) 376,8217 1991 2012
2 2 Juan Manuel Fangio (Arg) 271,4216 1950 1958
3 3 Alain Prost (Fra) 264,3766 1980 1993
4 6 Sebastian Vettel (Ale) 193,6458 2007 2013
5 4 AYRTON SENNA (BRA) 193,5177 1984 1994
6 5 Jackie Stewart (Esc) 155,4167 1965 1973
7 8 Fernando Alonso (Esp) 148,4325 2001 2013
8 7 Jim Clark (Esc) 132,8451 1960 1968
9 9 Alberto Ascari (Ita) 120,7324 1950 1954
10 10 Stirling Moss (Ing) 106,1080 1954 1961
11 11 NELSON PIQUET (BRA) 100,1126 1979 1991
12 14 Lewis Hamilton (Ing) 92,8662 2007 2013
13 13 Kimi Raikkonen (Fin) 92,6101 2002 2013
14 12 Niki Lauda (Aus) 90,5117 1973 1985
15 15 Nigel Mansell (Ing) 78,1434 1981 1994
16 16 Giuseppe "Nino" Farina (Ita) 76,9318 1950 1955
17 17 Damon Hill (Ing) 70,7730 1993 1999
18 18 Mika Hakkinen (Fin) 65,0843 1991 2001
19 19 Jack Brabham (Aust) 63,9757 1958 1970
20 20 Graham Hill (Ing) 55,4616 1960 1974
21 21 EMERSON FITTIPALDI (BRA) 54,1558 1970 1980
22 22 Mike Hawthorn (Ing) 49,7292 1952 1958
23 23 Jenson Button (Ing) 46,5789 2000 2013
24 24 Denis Hulme (NZel) 46,3170 1965 1974
25 25 David Coulthard (Esc) 44,9886 1994 2008
26 26 Jody Scheckter (AfrS) 43,9914 1974 1980
27 27 Carlos Reutemann (Arg) 41,5004 1972 1982
28 28 RUBENS BARRICHELLO (BRA) 37,5000 1993 2011
29 29 John Surtees (Ing) 35,2083 1960 1971
30 30 Gerhard Berger (Aus) 33,5729 1985 1997
31 31 Juan Pablo Montoya (Col) 30,2061 2001 2006
32 32 FELIPE MASSA (BRA) 30,1758 2002 2013
33 34 Jacky Ickx (Bel) 29,8707 1967 1979
34 33 Bruce McLaren (NZel) 29,8515 1958 1970
35 35 Jochen Rindt (Aus) 28,2891 1965 1970
36 36 Alan Jones (Aust) 27,7074 1975 1986
37 48 Mark Webber (Aust) 27,0046 2002 2013
38 37 Ronnie Peterson (Sue) 26,6845 1971 1978
39 39 James Hunt (Ing) 26,5353 1973 1978
40 40 Tony Brooks (Ing) 26,4967 1957 1961
41 38 Jose Froilan Gonzalez (Arg) 26,4423 1951 1957
42 41 Peter Revson (EUA) 24,2083 1972 1973
43 42 François Cevert (Fra) 23,8791 1970 1973
44 43 Phil Hill (EUA) 23,4863 1958 1964
45 44 Jacques Villeneuve (Can) 23,2504 1996 2006
46 45 Volfgang Von Trips (Ale) 22,2801 1957 1961
47 47 Mario Andretti (EUA) 20,9692 1970 1982
48 46 Clay Regazzoni (Sui) 20,8712 1970 1979
49 49 Keke Rosberg (Fin) 18,9474 1980 1986
50 50 Ralf Schumacher (Ale) 18,8750 1997 2007
51 51 Riccardo Patrese (Ita) 14,5410 1977 1993
52 52 Dan Gurney (EUA) 13,9499 1959 1970
53 53 Luigi Fagioli (Ita) 13,3036 1950 1951
54 54 Heinz-Harald Frentzen (Ale) 12,2371 1997 2003
55 55 Richie Ginther (EUA) 12,1635 1960 1966
56 56 Didier Pironi (Fra) 11,3214 1978 1982
57 57 JOSÉ CARLOS PACE (BRA) 11,0764 1972 1977
58 58 Jean Alesi (Fra) 10,5776 1989 2001
59 59 Piero Taruffi (Ita) 10,4167 1951 1955
60 60 Jacques Laffite (Fra) 10,1314 1975 1986
61 61 Michele Alboreto (Ita) 9,4084 1982 1994
62 62 Gilles Villeneuve (Can) 8,9412 1978 1982
63 63 René Arnoux (Fra) 7,8828 1979 1989
64 64 Peter Collins (Ing) 7,5928 1956 1958
65 65 John Watson (Irl) 7,3181 1974 1983
66 66 Elio de Angelis (Ita) 7,1615 1979 1985
67 67 Robert Kubica (Pol) 6,8174 2006 2010
68 68 Eddie Irvine (Irl) 6,6199 1993 2002
69 69 Patrick Depailler (Fra) 5,8059 1974 1979
70 70 Giancarlo Fisichella (Ita) 5,6332 1996 2009
71 71 Eugenio Castelotti (Ita) 5,2176 1955 1956
72 72 Luigi Musso (Ita) 5,2083 1954 1958
73 73 Lorenzo Bandini (Ita) 5,0000 1962 1966
74 74 Thierry Boutsen (Bel) 4,8198 1984 1991
75 75 Maurice Trintignant (Fra) 4,8018 1952 1964
76 76 Luigi Villoresi (Ita) 4,4556 1951 1956
77 77 Innes Ireland (Ing) 3,5625 1959 1964
78 78 Nick Heidfeld (Ale) 3,0482 2000 2011
79 79 Pedro Rodriguez (Mex) 2,6591 1962 1971
80 80 Patrick Tambay (Fra) 2,6234 1977 1986
81 81 Karl Kling (Ale) 2,4148 1954 1955
82 82 Stefan Johansson (Sue) 2,3200 1984 1989
83 83 Rudi Fischer (Sui) 2,2768 1952 1952
84 84 Jean Behra (Fra) 2,1454 1952 1959
85 85 Pat Flaherty (EUA) 2,0000 1956 1956
86 86 Billy Vukovich (EUA) 2,0000 1953 1954
87 87 Johnny Herbert (Ing) 1,8954 1989 2000
88 88 Alessandro Nannini (Ita) 1,8649 1988 1990
89 89 Jean-Pierre Beltoise (Fra) 1,8387 1968 1974
90 - Nico Rosberg (Ale) 1,7942 2006 2013
91 90 Harry Schell (EUA) 1,7386 1956 1959
92 91 Chris Amon (NZel) 1,5495 1964 1976
93 92 Joseph "Jo" Siffert (Sui) 1,3982 1963 1971
94 93 Louis Rosier (Fra) 1,2582 1950 1956
95 94 Roy Salvadori (Ing) 1,0173 1957 1961
96 95 Jarno Trulli (Ita) 0,7745 1997 2011
97 97 John Parsons (EUA) 0,7031 1950 1956
98 96 Jochen Mass (Ale) 0,7024 1975 1980
99 98 Martin Brundle (Ing) 0,6260 1986 1996
100 99 Robert Manzon (Fra) 0,4743 1950 1954
101 100 Paul Frére (Bel) 0,3622 1952 1956
102 101 Hans Herrmann (Ale) 0,2951 1954 1960
103 102 Birabongse "Bira" Bhanuban (Tail) 0,2214 1950 1954

Como esse ranking foi feito:

I - Em 1992, a Folha de São Paulo publicou um ranking em que a pontuação de cada piloto era calculada pela fórmula

, onde:

NV é o número de vitórias conquistadas pelo piloto;
NC é o número de corridas disputadas pelo piloto
TV é o número de temporadas, na história, em que o campeão foi o piloto que mais venceu (até 2009 foram 43);
NCP é o número de corridas em que o piloto marcou pontos;
TNV é o número de temporadas, na história, em que o campeão não foi o piloto que mais venceu (até 2009 foram 17).

A idéia era construir uma média ponderada entre NV/NC e NCP/NC, pois ao longo de um campeonato marcar pontos sem ganhar a corrida também tem valor. Por exemplo, às vezes é mais importante (dentro do campeonato) garantir o segundo lugar do que se arriscar para ganhar a corrida e acabar quebrando antes do fim.

II - Há alguns anos, a revista Quatro Rodas mantinha (não sei se ainda mantém) um ranking calculado pela fórmula

, onde:

NV é o número de vitórias conquistadas pelo piloto;
NC é o número de corridas disputadas pelo piloto;
I é um índice calculado como se cada temporada fosse uma corrida (9 pontos pelo título, 6 pelo vice-campeonato, 4 pelo terceiro lugar, 3 pelo quarto, 2 pelo quinto e 1 pelo sexto lugar) - são usados 9 e não 10 pontos pelo título porque o sistema de 9 pontos por vitória foi o que vigorou por mais tempo na história.

III - Por fim, eu construí uma "combinação" dos dois rankings (da Folha e do Quatro Rodas), calculada pela fórmula

 ,

que é a fórmula do ranking da Quatro Rodas substituindo-se a média de vitórias por corridas (NV/NC) pelo ranking da Folha (média ponderada entre NV/NC e NCP/NC).