Belo Horizonte, Terça-Feira 12/10
Atlético está mais perto da classificação



As chances de classificação do Atlético melhoraram muito depois de conseguir duas vitórias - 2 a 0 sobre Santos e Juventude - nas duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. O Cruzeiro manteve estáveis as possibilidades de garantir a vaga na segunda fase da competição. O Atlético, que ocupa, provisoriamente, a segunda colocação, com 27 pontos, tem agora 86,38% de chances de conseguir passar à etapa seguinte. Há cerca de duas semanas, o Galo tinha apenas 53,11%. O Cruzeiro continua muito perto da classificação, com 97,14%, sendo o segundo mais cotado, perdendo apenas para o Corinthians (99,99%). As projeções foram feitas por Marcelo Leme Arruda, mestrando do Departamento de Estatística da Universidade de São Paulo, e Sérgio Weschsler, professor do mesmo departamento da USP.
De acordo com os dados da USP, uma equipe pode garantir a classificação com 34 pontos (96,09%). Portanto, o Atlético precisa de sete pontos, em 15 possíveis, para chegar aos "play-offs". O time de Dario Pereyra ainda faz duas partidas no Mineirão - contra a Ponte Preta, no próximo domingo, e contra o Grêmio, na última rodada da primeira fase, no dia 10 de novembro. A situação do Cruzeiro é mais tranqüila. A equipe de Levir Culpi vai disputar ainda sete partidas, sendo quatro no Mineirão - Guarani, amanhã; Botafogo/SP, dia 31; Vasco, 3 de novembro; e Paraná, 5 de novembro. O Cruzeiro, com 26 pontos que lhe dão a quarta colocação, tem ainda tem boas chances de terminar a etapa como primeiro colocado.
O Guarani, do técnico Carlos Alberto Silva, adversário do Cruzeiro, amanhã, com os últimos resultados (a derrota para o Atlético/PR por 2 a 1 e o empate em 1 a 1 com o Botafogo/SP, dentro de Campinas) ficou em situação difícil. As chances (65,72%), que eram melhores do que as do Atlético, caíram para 28,87%. O Guarani tem 23 pontos e está em nono lugar.

REBAIXAMENTO
Por outro lado, a Ponte Preta, que enfrenta o Galo, no domingo, ficou mais perto da classificação, ao derrotar o Santos por 2 a 0, no sábado. A equipe de Campinas tinha 18,66% e, de acordo com as projeções atuais, suas chances de conseguir a vaga são de 43,52%. A Ponte tem 25 pontos e está em sétimo lugar.
O Botafogo/RJ ainda corre risco de rebaixamento, mas a esperança de continuar na Primeira Divisão agora é maior, depois das vitórias sobre Paraná (3 a 2) e Flamengo (2 a 1). O time do artilheiro Valdir “Bigode" estava praticamente na Segunda Divisão, há duas semanas, com 96,79%. Hoje, o Botafogo tem 78,17% de chances de cair, mas está melhor que Paraná (91,09%), Botafogo/SP (98,94%) e Juventude (99,88%).


Lincoln deve jogar contra a Ponte

Clésio Giovani
REPÓRTER

Uma boa notícia para o técnico Dario Pereyra e para a torcida do Atlético. O apoiador Lincoln foi submetido ontem cedo a uma radiografia, não sendo constatada lesão grave no ombro direito do jogador. Segundo o médico Rodrigo Lasmar, que o examinou, o raio-x não apresentou alteração. O braço foi imobilizado e, hoje à tarde, quando da reapresentação dos jogadores, ele será reavaliado.
“A princípio ele não será problema para o jogo contra a Ponte Preta. O jogador não está sentindo dores e hoje (ontem) mesmo ele iniciou o tratamento intensivo e fisioterápico para se recuperar o mais rápido possível", disse o médico Rodrigo Lasmar. Existia a preocupação de que a lesão ocorrida ainda no primeiro tempo contra o Juventude, fosse no mesmo local da anterior, que deixou Lincoln afastado por um longo período. “O problema anterior foi na articulação clavicular. Desta vez, foi apenas uma luxação no ombro, mas foi colocado no lugar. O raio-x está normal" afirmou.
Dario Pereyra está torce para que realmente, o problema de Lincoln, seja simples, pois o apoiador Adriano também se contundiu no jogo de domingo. Além disso, Hernani continua se recuperando de um estiramento no adutor da coxa direita. Ontem pela manhã, ele fez corrida leve na Vila Olímpica. Após a folga de ontem, os jogadores reapresentam hoje à tarde e terão atividades físicas com o preparador físico José Roberto Portela.

VETO
A situação do lateral-direito Walmir é mais complicada. Ele que sentiu um leve estiramento na virilha direita. De acordo com o médico Rodrigo Lasmar, o jogador deveria ter sido submetido ontem a uma ultra-sonografia, mas a clínica não teve expediente ontem e o exame deverá ser feito amanhã. “Nem tendo o resultado do exame não temos como graduar a lesão. A princípio, ele está fora do jogo contra a Ponte Preta", disse.
Com a possível ausência de Walmir, Mancine, que não passa por um bom momento, deverá permanecer na equipe já que é único da posição que estaria à disposição de Dario Pereyra. O treinador não é favorável as improvisações. Isso somente no último caso.

JUNIORES
Em substituição a Jurandyr Gama, demitido após a derrota de 3 a 2 para o América, no último sábado, pelo campeonato estadual, José Maria Penna assumiu ontem a direção técnica dos juniores. O novo treinador do Galinho será apresentado aos jogadores hoje, às 15 horas, no campo do Ipiranga, em Contagem. O Goiás e Vila Nova/GO, estão tentando a contratação do centroavante William, de 19 anos, mas o diretor de futebol amador do Atlético, Carlos Alberto Costa, não deve liberá-lo.




E-Mail: esportes@hojeemdia.com.br