Belo Horizonte, Sábado 06/11
Galo aposta na raça para trazer vitória de Campinas




A convocação para a Seleção dá uma motivação a mais para o apoiador Lincoln (FOTO CARLOS ROBERTO)


Clésio Giovani
REPÓRTER

Atlético faz mais uma partida decisiva hoje, em Campinas, contra o Guarani. A equipe mineira depende de uma vitória, ou pelo menos um empate, para continuar dependendo apenas do seu desempenho para conquistar uma vaga na segunda fase do Campeonato Brasileiro. A partida começa às 16 horas, no Estádio Brinco de Ouro, e vai ser exibida pelas TVs Bandeirantes e Globo. Se perder, o Atlético, além de precisar de uma vitória sobre o Grêmio, na próxima quarta-feira, no Mineirão, vai depender de tropeços de outros concorrentes às cinco vagas que restam. Gallo suspenso, dá lugar a Valdir no meio-de-campo. Ronildo se recuperou da tendinite no joelho direito e joga hoje.
O Galo está embalado com goleada de 4 a 0 sobre o Corinthians, domingo passado, no Maracanã. Mas, o técnico Dario Pereyra exige que o time jogue com garra e determinação, mais uma vez. “O Guarani é um time sem estrelas, mas que possui um bom conjunto, jogadores de qualidades técnicas e tem um ataque rápido", observou o treinador. “Temos que manter a humildade e enfrentar o Guarani como se estivéssemos jogando contra a Seleção Brasileira", afirmou.
Dario Pereyra está preocupado com a tática utilizada pelo técnico Carlos Alberto Silva. O Atlético se deu mal nas vezes em que enfrentou equipes que jogam no esquema 3-5-2 (perdeu para Cruzeiro, Vitória e Paraná). “Temos uma motivação a mais para para superar isso", disse o treinador.
O lateral-esquerdo, Ronildo, que estava sentindo uma tendinite no joelho direito, foi avaliado ontem cedo pelo médico Marcus Vinícius dos Santos, mostrou que está recuperado e enfrenta o Guarani. Belletti, que chegou a ser cogitado para ocupar o lugar de Gallo, sequer viajou com a delegação, pois ainda apresenta uma atrofia no joelho direito.
O Guarani terá três desfalques hoje. O zagueiro Marinho cumpre suspensão automática pelo quinto cartão amarelo. Pelo mesmo motivo o meia Everaldo também está fora. Outro jogador que desfalca o time é o lateral Rafael, que sofreu lesão muscular na coxa direita e ficará ausente por pelo menos três semanas.


Robert receita aplicação tática

Durante três anos o apoiador Robert jogou no Guarani. Mas de lá para cá muita coisa mudou no clube de Campinas. No entanto, a filosofia da atual diretoria é a mesma: sempre formar bons jogadores. “O Guarani é uma equipe jovem, com um bom conjunto e corre bastante. Não podemos deixar que eles corram mais do que nós", afirmou.
Na opinião de Robert, o Atlético precisa apresentar contra o Guarani a mesma aplicação tática da goleada sobre o Corinthians. “Se fizermos o gol primeiro, vamos desmontar o esquema tático deles, pois vão ter que sair para o jogo", disse o apoiador do Atlético.
Após alternar bons e maus momentos, Robert acredita que vai manter o desempenho nos próximos jogos. Embora revele que esse não é melhor momento de sua carreira. “Em 1995 tive uma boa fase no Santos. Agora, no Atlético, estou me sentindo como naquela época", afirmou.
O contrato de empréstimo do apoiador terminar no dia 31 de dezembro, o passe pertence ao Grêmio e está estipulado em R$ 1,5 milhão. Com a família adaptada a Belo Horizonte, ele quer permanecer no Atlético na próxima temporada.


Nove equipes disputam vagas

Eugênio Moreira
REPÓRTER

Nove equipes (Vitória, São Paulo, Ponte Preta, Atlético, Guarani, Flamengo, Atlético/PR, Palmeiras e Coritiba) continuam na briga por cinco vagas na segunda fase do Campeonato Brasileiro, de acordo com cálculos do Departamento de Estatísticas da USP. A disputa pela liderança, no entanto, está mais definida. Com uma vitória sobre o Paraná, amanhã, o Cruzeiro garante o segundo lugar, e, para chegar à primeira posição, precisaria de mais uma vitória sobre o Santos, na última rodada, e de dois empates do Corinthians. Vasco e Vitória somente podem alcançar a segunda colocação.
Apesar de ter caído para a sétima colocação, sendo ultrapassado pelo São Paulo, o Atlético manteve praticamente o mesmo índice: de 75,44% para 75,96%. Até uma derrota para o Guarani, hoje, em Campinas, mantém a equipe mineira na briga pela classificação. Na outra ponta da tabela, a disputa também está acirrada. Botafogo/SP e Juventude já estão rebaixados e o Paraná tem 97,91% de chances de cair. Gama, com 66,94%, Internacional, com 27,48%, e Botafogo/RJ, com 7,62%, também estão ameaçados pelo rebaixamento.


Lincoln festeja a convocação

O técnico Wanderley Luxemburgo cortou, ontem à tarde, da Seleção Brasileira Sub-23, o lateral-esquerdo do Vasco Felipe e convocou o apoiador Lincoln, do Atlético, para integrar a equipe que fará dois amistosos contra a Austrália, nos dias 14, em Sidney, e 17, em Melbourne. Com isso, o jogador está fora do jogo da próxima quarta-feira contra o Grêmio, no Mineirão, e da primeira partida do play-off, caso o Galo se classifique.
“Fui pego de surpresa", confessou Lincoln, ontem à tarde. O meia foi convocado pela primeira vez para integrar uma Seleção Brasileira em dezembro do ano passado e, em janeiro deste ano, participou do Campeonato Sul-Americano Sub-20, na Argentina.
O apoiador do Galo, que tem 20 anos, não sabe se sua atuação na goleada sobre o Corinthians influiu na convocação. “Ninguém fez qualquer comentário comigo a respeito disso", disse. “O meu objetivo neste momento é jogar bem e garantir uma vaga no Pré-Olímpico", enfatizou. A competição será disputada de 18 de janeiro a 6 de fevereiro de 2000, em Londrina e Cascavel, no Paraná. Lincoln não se apresenta amanhã, com o grupo, pois precisa regularizar sua documentação.




E-Mail: esportes@hojeemdia.com.br