Belo Horizonte, Terça-Feira 02/11 Goleada sobre Corinthians amplia chances do Galo
Eugênio Moreira
REPÓRTER
Quanto mais se aproxima o final da primeira fase do Campeonato Brasileiro, mais se acirra a disputa em campo por uma vaga entre os oito primeiros colocados. Corinthians, Vasco e Cruzeiro, que já garantiram classificação, querem, agora, o primeiro lugar. Outros nove times, entre eles o Atlético, disputam as cinco vagas restantes.
A equipe do técnico Dario Pereyra foi a que mais avançou em busca da vaga, com os jogos deste final de semana. De acordo com os cálculos do Departamento de Estatísticas da USP, as chances de classificação do time mineiro, que eram de 37,62%, subiram para 75,44%.
Com a goleada de 4 a 0 sobre o Corinthians, domingo, no Maracanã, subiu para a sexta posição, beneficiado pelas derrotas de Atlético/PR e Guarani, para Vasco e Vitória, respectivamente. A equipe está com 30 pontos e precisa de uma vitória e um empate para se classificar.
O Atlético tem somente mais duas partidas. Sábado, joga contra o Guarani, em Campinas, num confronto importante, já que o time paulista também briga pela classificação. Na última rodada, dia 10, o Galo recebe o Grêmio, no Mineirão.
Outro time que ficou mais perto da segunda fase foi o Vitória, do técnico Toninho Cerezo, que venceu o Guarani por 2 a 1, em Campinas. Suas chances subiram de 69% para 94,74%. O time baiano está com 33 pontos e, teoricamente, precisa de apenas um empate nos dois jogos restantes para se classificar.
Os cálculos indicam que, para garantir uma vaga, serão necessários 34 pontos. Nesta quarta-feira, por exemplo, haverá dois confrontos de equipes que brigam pela classificação: Palmeiras e Guarani, São Paulo e Ponte Preta, ambos na capital paulista. Uma possível reviravolta no julgamento do recurso do São Paulo, no caso Sandro Hiroshi, pode alterar as atuais projeções.
Com a vitória apertada sobre o Botafogo/SP, domingo, no Mineirão, o Cruzeiro garantiu uma vaga na segunda fase e passa a brigar, agora, pelo primeiro lugar. O Corinthians, além de ter três pontos à frente do time mineiro, leva outra vantagem. No número de vitórias, o primeiro critério para desempate, a equipe paulista também está na frente: 12 contra 10.
Para chegar ao primeiro lugar, o Cruzeiro, além de vencer o Vasco, amanhã, no Mineirão, e o Paraná, no domingo, torce por dois empates do Corinthians, que enfrenta o Grêmio, no Olímpico, amanhã, e a Ponte Preta, domingo, no Pacaembu. Na última rodada, o time mineiro joga contra o Santos, em local indefinido, e o Corinthians recebe o Coritiba.
Belletti e Valdir disputam vaga
Clésio Giovani
REPÓRTER
O técnico Dario Pereyra vai escolher, entre Valdir e Belletti, quem substituirá o volante Gallo. O capitão da equipe recebeu o quinto cartão amarelo contra o Corinthians e cumpre suspensão automática no jogo com o Guarani, no próximo sábado, em Campinas. “O Valdir está muito bem e Belletti também pode nos dar uma força. Todos têm condições, mas vamos aguardar um pouco mais", disse o treinador.
Para Dario Pereyra, humildade foi a principal arma do Atlético para golear o Corinthians por 4 a 0, domingo, no Maracanã. Ele destacou também a determinação tática dos jogadores contra o líder do Campeonato Brasileiro. “Marcamos as jogadas fortes pela direita com Marcelinho, pela esquerda com Ricardinho e o Edílson que não podia pegar na bola. E impedimos as subidas do César Prates pela esquerda. Todo mundo colaborou na marcação, principalmente os jogadores de ataque", disse o treinador.
Dario Pereyra elogiou a conduta do artilheiro Guilherme, que mostrou muita disposição, pois teve a incumbência de voltar para marcar o meio-campo Vampeta. O mesmo ocorreu com Marques, que ficou encarregado ajudar na marcação sobre Rincón. “Esses dois jogadores fizeram isso até o último minuto do jogo e o Corinthians ficou preso na nossa marcação, enquanto passamos a jogar nos erros deles", afirmou.
O treinador, o preparador físico José Roberto Portela e o goleiro Velloso seguiram domingo à noite para São Paulo, enquanto Adriano e Guilherme permaneceram no Rio. Todos se reapresentam hoje cedo, na Vila Olímpica.
Lincoln e Marques se contundiram na partida contra o Corinthians. O apoiador continua sentindo dores no tornozelo direito, enquanto o atacante está se queixando de dores no púbis. Os dois serão poupados dos treinamentos de hoje e, se houver a necessidade, ficarão em tratamento também amanhã.
|