CAMPEONATÃO - COMO TUDO COMEÇOU |
Texto (aparentemente escrito em dezembro de 1972) extraído do jornal Pinheiros Sociedade & Esporte de janeiro de 1996
Em 1899 foi fundado o Sport Club Germânia, antecessor do Clube Pinheiros. Mas sete anos antes, no entanto, já estava se formando o que seria o embrião da hoje poderosa seção de boliche do clube. Era constituído por um gupo de pessoas, em sua maioria alemães, que se reuniam num salão no Largo do Payssandú, para praticar o jogo. Durante alguns anos, com o grupo já aumentado, o boliche continuou a ser jogado nesse local. Posteriormente, o grupo mudou-se para o prédio do antigo Germânia, já com o nome modificado para Esporte Clube Pinheiros, na Rua D. José de Barros.
Primeiras Equipes
Foi em 1951, com a transferência das atividades do clube para sua sede de campo (assim era considerada a hoje cosmopolita Faria Lima), começou uma nova fase na vida do boliche do Pinheiros, caracterizada por um rápido crescimento do número de praticantes e de equipes.
Os pioneiros da prática do boliche no Germânia foram os integrantes da equipe dos Veteranos (também conhecida como "Furacão"). Um de seus integrantes, Alfred Mihie, alcançou uma marca inédita: ao comemorar 80 anos, em 1961, completou também 42 anos ininterruptos de prática do jogo. As equipes mais antigas são: Caçadores, Leões, Veteranos e Tigres. A última mudou seu nome para Lobos. A partir de 1953, foram formadas novas turmas, como os Fuzileiros, Leopardos, Panteras, Caras de Anjo, Feras e Pinguins.
Os Campeonatos
O primeiro campeonato de boliche do Pinheiros aconteceu em 53, com a participação das seguintes equipes: Leões, Tigres, Veteranos, Fuzileiros e Caçadores. Venceu a equipe dos Caçadores. Depois deste, os campeonatos ficaram paralisados por seis anos. Ao recomeçar, em 59, a competição envolveu todas as equipes, já nas categorias definidas como Masculinas, Femininas e Mistas. O título geral foi novamente levantado pelos Caçadores;
Em 1960, realizou-se campeonatos por categorias. Na categoria Mista, venceu Leopardos. na Feminina as Panteras e na Masculina o título ficou, novamente, com os Caçadores
Texto escrito em 1985 pelo então presidente dos Caçadores Ariovaldo (Ari) Bianchi
No início, as equipes de boliche do E.C.P. eram designadas apenas pelo dia da semana em que jogavam. No nosso caso, sexta-feira.
Há trinta anos, aproximadamente, reuniram-se os Presidentes de equipe dos diversos dias da semana e instituíram o primeiro campeonato interno de boliche, culminando com uma festa de congraçamento para a premiação dos vencedores.
Naquela ocasião, para melhor designação das várias equipes, foram atribuídas, por livre escolha, denominações que subsistem até os dias atuais.
Em síntese, esse foi o germe inicial que se transformou nos atuais campeonatos e na mais concorrida festa do E.C.P., qual seja, a “Festa do Boliche”.
“OS CAÇADORES” consideram-se realizados, por terem integrado aquelas equipes precursoras dos atuais eventos.
Texto extraído do jornal O Pino nº 1, de outubro de 1985
O boliche do E. C. Pinheiros começou na antiga sede da Rua D. José de Barros. Os jogadores na sua maioria eram homens e algumas senhoras como Luiza Zagni da Silva.
Junto ao ancoradouro de barcos, na Rua Tucumã, homens e mulheres formavam as primeiras equipes que iogavam aos sábados e domingos.
0 número de praticantes foi aumentando e as senhoras resolveram fundar suas equipes femininas que eram denominadas pelos dias da
semana: a equipe do segunda, a da terça etc.
Foi com Carolina Kirschner (Carol) Helena, Antonieta, Rosa, Maria, Gilda Rathesan e outras que surgiu a primeira equipe feminina, mais tarde batizada com o nome de Panteras.
A seguir surgiram Feras, Pagãs e Feiticeiras que neste ano de 1985 completam vinte e cinco anos e as Melindrosas que já dissolveu-se.
O primeiro campeonato de boliche do E. C. Pinheiros foi na modalidade individual e Hercília (Nenê) Kirschner guarda seu troféu de primeiro lugar do ano de 1960.
Quando da fundação das equipes femininas, foi a mesma Nenê quem fundou a tradicional equipe mista dos Leopardos.
A partir de 1961, além do campeonato individual, havia o de turmas femininas onde as Panteras destacaram-se como campeãs de 1961.
e 1962. O título de Campeã foi para as Melindrosas em 1963 e fato inédito no boliche feminino, em que as Feiticeiras foram hexa campeãs (de 1964 à 1969).