Segunda, 18 de outubro de 1999

Botafogo briga por 3 pontos

Alvinegros tentam
ganhar recurso
contra o São Paulo

CAIO CASTRO LIMA

Além de ter melhorado sua posição na tabela com a vitória de 1 a 0 sobre a Portuguesa, no sábado - saiu da zona de rebaixamento -, o Botafogo pode ter mais uma boa notícia logo no início da semana. Hoje, às 18h, acontece o julgamento do jogador Sandro Hiroshi, do São Paulo. Caso a CBF dê ganho de causa ao Botafogo, o time alvinegro ganhará os três pontos e chegará a 20 no Brasileiro. De acordo com o matemático Sérgio Wechsler, do Instituto de Matemática e Estatística da USP, com esses pontos, o Botafogo poderia até se classificar, caso vencesse ainda as suas quatro partidas restantes - Grêmio, Gama, Palmeiras e Guarani -, com 26% de chances. "A situação do Sandro Hiroshi está toda irregular. Mas vamos esperar a decisão da Justiça. O Alberto Macedo (vice-presidente jurídico do clube) e ele está otimista", declarou Carlos Augusto Montenegro, vice-presidente de futebol do Botafogo.

Grêmio - Mas enquanto isso não acontece, o técnico Antônio Clemente e os jogadores botafoguenses têm outra preocupação: a difícil partida contra o Grêmio, quarta-feira, em Porto Alegre. "Essa partida contra o Grêmio será mais uma difícil. Nós estamos subindo a escada. Será mais um degrau que teremos que subir", disse Reidner. "Será um jogo complicado, como foi contra a Portuguesa, como foi contra o Flamengo. Mas temos que pensar que nessa situação não podemos escolher adversários", afirmou Rodrigo.

O atacante Zé Carlos, que no jogo contra a Portuguesa levou uma pancada na coxa direita, é dúvida para a partida contra o a equipe gaúcha. O jogador fará uma ressonância magnética hoje. Antônio Clemente confirmou a escalação de Galego, no lugar de Clóvis, que levou o quinto cartão amarelo. "Eu coloquei o Galego contra a Portuguesa para ele tomar o choque de jogo. Acredito que contra o Grêmio ele jogará bem", comentou.

Gama - Mesmo tendo uma difícil partida contra o Grêmio, a diretoria alvinegra já pensa no jogo contra o Gama, no próximo dia 30. Carlos Augusto Montenegro quer transferir a partida entre Botafogo e o time de Brasília para Juiz de Fora, já que tanto o público quanto a renda na cidade mineira agradaram aos botafoguenses. "A torcida lá nos apoiou do primeiro ao último minuto, foi fantástica. E não tivemos prejuízo. Já estamos conversando sobre a possibilidade de jogar em Juiz de Fora, contra o Gama. Temos que decidir se vamos para lá antes, para nos adaptarmos", afirmou Clemente.

Rebaixamento - Segundo Sérgio Wechsler, matemático da USP, o Botafogo hoje não estaria rebaixado. As chances de a equipe alvinegra permanecer na Primeira Divisão são de 44%. Sérgio explicou que dos 12 pontos restantes para Botafogo e Internacional, os botafoguenses precisam conquistar dois a mais que o time gaúcho. O Paraná, que está na briga para não ser rebaixado, ainda tem 18 pontos a disputar e o Botafogo tem que torcer para que os paranaenses façam, no máximo, quatro pontos a mais que o time de General Severiano. De acordo com o matemático, com mais oito pontos os alvinegros teriam mais de 90% de chances de se salvar.